Passeando pela História do Café
- Museu Itinerante do Café
- 18 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

O cultivo do café no Brasil se deu no início do século XVIII, no Rio de Janeiro e foi trazido para o Estado de São Paulo no final do mesmo século. No cenário econômico, foi no século XIX que o café se tornou o principal produto para exportação, em maior quantidade para países da Europa e Estados Unidos.
O café encontrou Ribeirão Preto por volta do ano de 1870. A partir de 1886, por meio da locomotiva da Companhia Alta Mogiana de Estradas de Ferro o café começou a ser transportado para o Porto de Santos. A chegada do café trouxe o desenvolvimento para a nossa cidade.
Em Ribeirão Preto havia 65 fazendas que se dedicavam ao cultivo do café. Nas colônias, sequência de casas simples, instalavam-se os imigrantes chegados de todas as partes do mundo, em especial da Itália e de Portugal, para trabalharem no cultivo do café.
Os imigrantes trabalhavam em regime de colonato e submetiam-se a um rígido regime de trabalho por acreditarem que era a única forma de conseguirem conquistar dinheiro e adquirir sua casa própria. Como vinham de toda parte do mundo, havia nas colônias uma mistura cultural enriquecedora.
No início do século XX o café começou a perder a sua força. Mas foi em meados do século XXI que os colonos viram o café desaparecer devido à queda da bolsa de valores dos Estados Unidos, e ser substituído pela cultura da cana-de-açúcar.
Comments